7 medidas preventivas contra ransomware

Ataques cibernéticos às empresas tem ganhado força cada dia mais, deixando uma onda de prejuízos financeiros e na segurança da informação. Só em 2021, a estimativa é de uma perda mundial de até US$6 trilhões (três vezes mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil), segundo a consultoria alemã Roland Berger. O estudo também aponta que o Brasil está em 5º lugar na lista dos principais alvos desse tipo de ataque, principalmente em casos de ransomware.

Mas o que é o “ransomware”?

O ransomware é um vírus que infecta o computador ou dispositivo móvel, com um único objetivo: bloquear o acesso do usuário aos arquivos ou à máquina, para extorquir dinheiro, solicitando um “resgate” (ou ransom, em inglês, daí o termo) em criptomoedas.

Como o ransomware invade o meu computador?

O principal fator que corrobora para o ransomware infectar um dispositivo é o mau uso da tecnologia, geralmente por usuários mais leigos ou falta de atenção.

Isso porque essa ameaça pode acontecer por meio de:

  • E-mail falso
    O usuário é induzido a clicar em um link, que o direciona para outra página e é iniciado o download do ransomware no computador.

  • Phishing
    Essa prática consiste em uma página falsa, que simula um site real, geralmente muito conhecido, bancos, por exemplo. Durante seu uso, os dados dessa pessoa podem ser coletados e também, assim como no e-mail, o phishing visa induzir o internauta a realizar o download do vírus.

  • Links
    Tanto por e-mail, como pelo site, o download do vírus é realizado quando o usuário clica em um link. Mas além desses dois exemplos, esses links podem chegar até você por meio de uma mensagem nas redes sociais, entre outras formas. Procure sempre prestar atenção, antes de sair clicando em tudo que recebe.

Como prevenir a infecção?

Nas empresas o risco de ransomware pode ser ainda maior, devido os computadores estarem ligados a uma mesma rede, o que contribui para que outros equipamentos também se infectem. Alguns cuidados de segurança digital que você pode ter no dia-a-dia podem auxiliar a prevenir a infecção por ransomware nos computadores da sua empresa. Confira:

1. Identificar e-mails e sites fakes

Como essas são as principais fontes de recebimento do vírus, é preciso ter muito cuidado e identificar e-mails e sites que sejam estranhos. Note quem é o remetente, antes de abrir. Nos sites, atente-se ao endereço que você está, pois ainda que seja parecido com a página original, não é o mesmo. Importante informar sobre os riscos e ensinar os demais funcionários da empresa também, para não comprometer a segurança dos dados.

2. Intensificar a proteção de acesso à internet

Outra medida preventiva é o uso de ferramentas de proteção contra malwares, como os antivírus. Esses softwares vão criar barreiras para impedir que algum programa suspeito seja instalado no computador.

3. Manter os softwares atualizados

As atualizações dos pacotes de softwares, assim como do sistema operacional são importantes aliados na defesa dos ransomwares, pois as correções e melhorias que são realizadas também visam à segurança da informação.

4. Controlar as permissões de acesso

É possível fazer o controle dos grupos de usuários que podem ou não ter acesso à internet, assim como definir quais sites eles podem navegar e, também, qual o nível de uso de cada um. Por exemplo, você não vai dar acesso de administrador a um usuário que não precise.

5. Cuidado com os links

Não abra nenhum link que você não tenha certeza da procedência.  Mesmo que quem tenha te enviado é uma pessoa de confiança.

6. Não fazer downloads em sites desconhecidos

Utilize apenas os sites oficiais para realizar downloads. Ao baixar softwares de páginas alternativas, um vírus pode estar junto com o arquivo que você está tentando baixar. Cuidado, também, com os pop ups solicitando a atualização de softwares.

7. Fazer backups

Sempre realize backups de todos os arquivos. Isso irá garantir que se mesmo você tomando todas as medidas de segurança, o ransomware, ainda sim, tenha conseguido infectar o seu computador e criptografado os arquivos, você terá uma cópia de segurança.

As dicas acimas são medidas de prevenção que o usuário pode ter para contribuir com a segurança dos dados da empresa, porém o cuidado para proteger você e seus clientes dos ransomwares e outras ameaças digitais vai muito além disso. Por isso, conte com uma parceira especializada.

A DPI monitora, detecta e automatiza a remoção dos riscos digitais para as empresas há mais de 30 anos. Conheça as vantagens em adquirir o nosso serviço Flex Security em nosso site.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre segurança digital no blog da DPI. Siga nossa página no facebook e instagram, para não perder nenhuma novidade.

// FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas