5 maneiras de inserir a segurança digital na sua empresa

O mundo digital como vivemos hoje, em que todas as informações estão disponíveis na internet e são de fácil compartilhamento têm trazido preocupações para as empresas no que diz respeito à segurança digital, que podem ter seus dados e dos clientes comprometidos.

Com essa cultura do home office, que ganhou força durante a pandemia da Covid-19, muitos segmentos tiveram que se adaptar, para que os espaços de trabalho migrassem para a nuvem, ou seja, em formato digital, assim seria possível que cada trabalhador acessasse os documentos que precisasse direto de sua casa.

A preocupação com a segurança digital em home office para usuários comuns, e não só em empresas, fez com que discussões acerca do tema ganhassem força, intensificando medidas protetivas.

Um bom exemplo disso é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi aprovada em 2018, porém sua sanção só entrou em vigor em 2021. Ela prevê a fiscalização e determina alguns fatores importantes para garantir a segurança de dados de pessoas físicas e jurídicas.

As empresas que não cumprirem os requisitos podem arcar com multa simples, de até 2% do faturamento, podendo chegar a até R$50.000.000,00 (isso mesmo, cinquenta milhões!) por infração.

Mas calma! Sua empresa pode e deve tomar algumas medidas preventivas. A preocupação com a segurança digital deve se tornar parte da cultura do local. Todos os funcionários precisam estar alinhados e saber quais são os riscos e o que eles podem fazer para contribuir com a proteção das informações.

Conheça agora 5 formas de inserir a segurança digital na sua empresa:

1 – E-mail

Um dos primeiros pontos a se pensar quando o assunto é segurança digital é o incentivo do uso do e-mail corporativo como principal meio de comunicação e troca de informação. Isso porque além de ser um canal oficial entre empresa e cliente, também é possível ter controle sobre os dados que são conversados.


Outras três vantagens do e-mail corporativo como meio oficial de troca de informação entre o time ou entre funcionário e cliente são:

  • Realização de backups, assim mesmo que um colaborador deixe a empresa, o histórico do trabalho não é perdido;
  • Possibilidade verificação do remetente antes de abrir qualquer documentação anexa. Isso ajuda a evitar ataques cibernéticos;
  • Filtro antispam.

2 – Atenção a acessos externos

Em complemento à primeira dica, esta diz respeito à atenção com os acessos e troca de mensagens por meios não oficiais da empresa, por exemplo, o WhatsApp.

É perigoso, pois pode facilitar o compartilhamento de informações sigilosas com pessoas de fora, deixando a companhia vulnerável.

Além disso, preste atenção se funcionários já desligados ainda possuem acesso aos serviços compartilhados da empresa. Uma pessoa mal intencionada pode não só vazar informações, como também ter o controle para apagar documentos importantes.

3 – Compartilhamento de senhas

É muito comum que criemos laços de amizade em nosso local de trabalho. Mas mesmo que confiemos muito em nossos amigos, estabeleça como regra o uso individual de login e senha.

Isso ajudará a identificar mais rápido quem realiza alguma alteração nas pastas e arquivos, se necessário, além de facilitar o acesso inapropriado aos documentos.

4 – Investimento em ferramentas e estrutura

Hoje em dia existem diversas ferramentas e tecnologias para ajudar a garantir a segurança digital. Algumas delas são:

  • Software antivírus e firewall;
  • Criptografia de dados;
  • Ferramenta de gestão e armazenamento de dados;
  • Soluções de Backup;
  • VPNs (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual).

A DPI Inovação e Tecnologia possui soluções de segurança digital para proteger a sua empresa de ataques cibernéticos. Nosso blog está repleto de informações úteis, confira nos demais artigos.

5 – Treinamentos e capacitação

Por último, mas não menos importante, a preocupação com a segurança digital na empresa deve ser cultural, para que todos façam a sua parte. Por isso, invista em treinamentos e capacitação para seu time. Isso irá auxiliar na conscientização dos funcionários, para que estejam melhor preparados para identificar possíveis riscos e agirem dentro das boas práticas de manipulação de dados, evitando a quebra de sigilo.

Conte com profissionais especializados em segurança digital para o seu negócio. A DPI está pronta para te ajudar a identificar os riscos e agir para diminuir as ameaças e impedir ataques contra os dados da sua empresa. Saiba mais sobre nosso serviço FlexSecurity em nosso site.

Gostou deste conteúdo? Confira o nosso blog para ler mais sobre tecnologia da informação. Siga a nossa página no facebook e instagram para ficar sempre por dentro de novas dicas, assim que forem publicadas em nosso blog.

// FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas