Infraestrutura, Software e Hardware

Tudo isso em um lugar, com especialistas e produtos de última geração.

DPI Monitor

Solução de Monitoramento de Redes

Quando ocorre um problema na rede de sua empresa, são os usuários que avisam o pessoal de TI? Se a resposta a essa pergunta for sim, você precisa conhecer as soluções de monitoramento de redes da DPI.

O Problema

Nos últimos anos é notável o aumento da dependência das empresas de seus sistemas computacionais. Na medida em que a competitividade aumenta e requisitos de produtividade cada vez mais rigorosos são exigidos, é maior o grau de informatização de processos administrativos e produtivos.

A proliferação às vezes desordenada dos sistemas computacionais nas empresas torna a administração destes elementos crítica e complexa.

São perceptíveis nas empresas as constantes paralisações dos processos decorrentes de paradas não planejadas de um ou mais sistemas computacionais. Assim como é possível perceber um aumento gradual do tempo de recuperação (down-time) ocasionado pela dificuldade de identificação das causas reais das paralisações.

É raro encontrar procedimentos pró-ativos relacionados a possíveis ocorrências de falhas nos sistemas. Esse quadro leva a uma ineficiência das áreas de TI, de um lado pressionadas pelas constantes reduções de custos e mão-de-obra, e por outro pelo aumento de demanda – planejada ou não.

Para interromper o ciclo vicioso de complexidade e defeito são necessários mecanismos que de forma automatizada identifiquem possíveis vulnerabilidades no sistema antes de uma falha propriamente dita ocorrer.

Podemos citar como exemplo clássico desta visão a paralisação de um servidor ocasionada por falta de espaço em disco. É óbvio que antes de atingir 100% de sua capacidade, o servidor passou pelos estágios anteriores, onde ações pró-ativas poderiam ter evitado a sua paralisação.

A Solução

Sistemas de monitoramento são ferramentas que visam, num primeiro momento, diagnosticar preventivamente situações de risco ao ambiente computacional. Podem e devem, ainda, ser vistos como ferramenta de planejamento, uma vez que criam séries históricas de valores permitindo estimativas futuras.

Tipos de ferramentas de monitoramento:

  • Monitoramento quantitativo: indica periodicamente uma determinada quantidade de um item qualquer: Ex.: percentual de disco livre, kilobytes de dados transferidos, etc. Formam séries históricas que servem ao planejamento, e valores que são utilizados em ações pontuais.
  • Monitoramento qualitativo: indica periodicamente um determinado valor que determina o estado do item monitorado. Ex.: Servidor ligado/desligado, servidor de e-mail ativo/não ativo, etc.
Nossa Proposta

A construção de um sistema de monitoramento envolve a instalação de softwares que efetuem o sensoriamento do ambiente computacional e ofereçam alertas sobre condições adversas previamente configuradas. A implantação de sistemas com estas características passa pelas etapas de:

  • Identificação dos itens monitoráveis;
  • Definição da política de alertas – o que e como alertar (console, e-mail, celular*);
  • Estratégia para monitoramento da performance da Rede – Lan e Wan;
  • Instalação do software e agentes;
  • Configuração dos sistemas;

É importante notar que no ambiente atual de integração dos sistemas computacionais e a Internet, soluções de sensoriamento (coleta de dados) e monitoramento remoto (identificação de risco) não são só possíveis como desejáveis. A DPI está pronta para realizar esses levantamentos e customizar a melhor solução de monitoramento para sua empresa. Uma vez em operação o sistema passa a oferecer:

  1. Alarmes (na própria console de monitoramento, por email ou celular*) sobre qualquer eventual problema que ocorra;
  2. Logs sobre a disponibilidade destes serviços;
  3. Gráficos estatísticos consolidados;
  4. Um baseline que permite comparar a evolução de toda a infraestrutura de TI monitorada em diferentes datas.
Exemplos

Veja abaixo alguns itens que podem ser monitorados, mas não limitado a eles:

Memória RAM

CPU(s)

Utilização dos Discos

Banda (IN e OUT)

Memória

CPU

Banda (IN e OUT) por interface e consolidado


*desde que com os recursos de monitoramento  necessários

Memória RAM

CPU(s)

Utilização dos Discos

Banda (IN e OUT)

Serviços, como antivírus, antispyware, ou qualquer outro em execução.

Equipamentos e/ou softwares que possuam recursos de SNMP podem ser incluídos nos serviços a serem monitorados, como impressoras de rede

HTTP

HTTPS

SMTP

POP e IMAP

SSH

Telnet

FTP

Outros

Microsoft Windows Server

Microsoft Exchange Server

Microsoft SQL Server

MySQL

WebServer Apache

Linux Servers

Outros

Formas de Contratação

Formatamos dois tipos de contratação dos serviços do DPI-Monitor para a execução das etapas definidas acima (item Nossa Proposta). A diferença básica está na forma do monitoramento. Veja qual melhor atende suas necessidades:

  • Monitoramento sob responsabilidade do cliente.
    A DPI realiza todo o processo de configuração da console em um equipamento do cliente, habilita todos os itens monitoráveis e fica sob responsabilidade do cliente o monitoramento.
  • Monitoramento sob responsabilidade da DPI, mas com o console de monitoramento instalado no cliente.
    A DPI realiza todo o processo de configuração da console em um equipamento do cliente, habilita todos os itens monitoráveis e fica responsável pelo monitoramento, gerando os alertas e informando o cliente de situações de risco. Neste caso a DPI necessitará de acesso remoto a console para realizar o acompanhamento.

Conheça os Planos de Suporte da DPI, uma linha de serviços oferecidos através de diferentes modalidades de contrato – que além de permitir todo o monitoramento dos serviços do DPI Monitor oferece também a atuação de seus técnicos na resolução dos problemas.

Concluindo...

Os níveis de competição dos mercados atuais e futuros requerem ganhos de produtividade ainda maiores que os atuais. Tais ganhos só serão viáveis com o uso intensivo de informatização dos processos envolvidos.

Isso será eficiente na medida em que os ganhos obtidos com ela não sejam consumidos pelos prejuízos causados pelas paralisações não planejadas e pelo crescimento desordenado e não racionalizado.

Nossa solução para monitoramento pode minimizar estes efeitos na medida em que permite ações pró-ativas e um planejamento justificado por dados coletados ao longo do tempo, criando baselines consistentes.

Conheça maiores detalhes do DPI Monitor. Entre em contato (15 3237-1111) para agendar uma demonstração. Você se surpreenderá com os benefícios oferecidos e o baixo custo envolvido.