Infraestrutura, Software e Hardware

Tudo isso em um lugar, com especialistas e produtos de última geração.

Com a dependência cada vez maior de nossas empresas às tecnologias atuais, preocupar-se com uma estratégia de suporte à infraestrutura de TI é, sem dúvida, um seguro daquele que é nosso maior patrimônio – a Informação.

Porém, o crescente aumento da abrangência e complexidade das soluções torna inviável a criação de um departamento de informática com profissionais que atendam essa demanda.

DPI FlexSupport - Planos de suporte

Com foco nessa questão, a DPI criou uma linha de serviços oferecidos através de diferentes modalidades de contratos de suporte denominados DPI FlexSupport, que cobrem as necessidades de infraestrutura de TI de seus Clientes.

Para garantir a qualidade necessária, a DPI mantém uma equipe de profissionais especializados em produtos e serviços dos principais fabricantes de soluções como Cisco, ArcServe, HP, Lenovo, Microsoft, entre outros.

Principais Benefícios percebidos pelo Cliente:

  • O investimento em suporte e manutenção do ambiente de TI é minimizado, permitindo a realocação de recursos em novas tecnologias;
  • Passa a contar com suporte de alto nível para a resolução de problemas;
  • Equipe dedicada de suporte garante o envolvimento e conhecimento do ambiente da empresa;
  • Os tempos de parada causados por problemas de infraestrutura são reduzidos;
  • Eventuais horas excedentes no mês com valores menores, viabilizando inclusive projetos de maior porte.

Outro benefício importante é a possibilidade de implementação das melhores práticas de governança de TI baseado em modelos mundialmente aceitos, como COBIT e ITIL.

Independente da modalidade de Plano de Suporte escolhido, nossos clientes têm a certeza de contar com serviços personalizados, com acesso a profissionais altamente qualificados e às ferramentas e recursos necessários para oferecer a melhor solução.

Planos disponíveis

Trata-se de um contrato mensal (com um pacote de horas pré-definido), onde a DPI estrutura e assume (ou suporta) o departamento de Tecnologia da Informação do Cliente de acordo com suas necessidades. Nossa proposta baseia-se em uma metodologia própria (DPI2T Framework) para gerir essa infraestrutura de TI oferecendo suporte e implementando soluções.  Essa modalidade permite inclusive a alocação de profissionais residentes, através do serviço de OutTasking. Com isso, nossos Clientes direcionam seus esforços para o seu efetivo core business.

Para os clientes que não desejam ter um Contrato Mensal, a DPI criou esta modalidade que visa atender o cliente em algumas características específicas conforme tabela comparativa. Neste Plano a DPI se compromete em manter um cronograma onde regularmente serão executados serviços de auditoria para avaliação do ambiente de TI.

É o contrato mensal mais completo oferecido. Incorpora todos os serviços do Plano de Suporte Operacional – e agrega toda a expertise da DPI na assessoria e consultoria para o efetivo alinhamento das estratégias de negócio às estratégias da área de TI (governança TI).

O foco deste plano – num primeiro momento – garantir que a TI suporte as operações alinhada às expectativas da empresa, e posteriormente possa ser usado como diferencial estratégico – visando criar vantagens competitivas reais, obtendo-se com isso performance no uso da tecnologia e redução de custos para sua empresa.

Chamado Avulso
Diante de uma necessidade, o cliente solicita um atendimento (via telefone, email ou visita externa), que será cobrado por hora/homem.

Projetos Específicos
Onde, baseado em um pré-projeto definido entre Cliente e DPI, é estipulado um Cronograma Físico/Financeiro, para implementação.

*O Serviço de OutTasking pode ou não ser contatado.

Serviços oferecidos (características)

A DPI trabalha com uma equipe de suporte qualificada e experiente. Somente problemas mais complexos ou questões que envolvam o próprio produto (mas que nem por isso é fornecido pelo fabricante suporte e/ou soluções gratuitas) é que geram a necessidade de auxílio da equipe de engenheiros dos fabricantes (e que a DPI mantém contratos de suporte que oferecem esses serviços).

Para auxiliar no processo de resolução de problemas e oferecer soluções o mais rápido possível, a DPI mantém uma base de dados de todos os problemas reportados com suas respectivas soluções. A essa base acrescente-se as bases dos fabricantes a qual a DPI possui contrato e obtêm-se uma enorme fonte de informações disponíveis a nossos Clientes.

O que acontece se um serviço de sua infraestrutura de rede para de funcionar? Normalmente isto ocorre quando mais se precisa, e é nesta hora que os custos de um down-time são percebidos e se mostram altos. Através das Auditorias Periódicas, os profissionais da DPI diagnosticam e antevêem uma série de problemas antes que eles ocorram e atuam imediatamente. Esse acompanhamento permite também prever o crescimento da utilização da rede em diversas situações.

Em alguns casos, a área de Recursos Humanos da empresa necessita contratar algum profissional para atuar em TI, mas não possui condições para avaliar tecnicamente os candidatos. A DPI oferece então uma assessoria para o recrutamento e seleção de pessoal necessário.

Desde que de interesse e com autorização formal por parte do cliente, a DPI poderá tomar para si a responsabilidade de orientar os usuários da empresa em busca da melhoria continua na qualidade de serviços e na melhor utilização de recursos computacionais existentes.

Visitas programadas e periódicas dos técnicos responsáveis pelas contas para checagem de uma série de itens da configuração de infraestrutura do Cliente – visando proporcionar o bom andamento da rede.

Para que a Tecnologia da Informação ofereça a empresa o suporte aos serviços necessários e possa inclusive ser um diferencial num mercado altamente competitivo como o vivido atualmente, é fundamental que haja forte alinhamento entre as estratégias de negócio e as estratégias de TI. Isso é conseguido através de uma redefinição conceitual de uso da infraestrutura, sustentada na adoção de melhores práticas de Governança de TI existentes no mercado.

Com o maior comprometimento que naturalmente envolve o Cliente e a DPI, é possível uma assessoria focada na melhoria da utilização dos recursos de infraestrutura, utilização plena da capacidade da tecnologia já instalada e a melhoria para trazer mais benefícios para o próprio negócio.

Controle do inventário de hardware e software dos computadores da empresa, além de levantamento dos licenciamentos de software.

Implementação de um sistema de monitoramento que efetue o sensoriamento do ambiente computacional e ofereça alertas sobre condições adversas previamente configuradas. Isso permitirá identificar qualquer alteração anormal, como a indisponibilidade de um sistema, lentidão nos serviços disponíveis e situações de risco.

Alocação de profissionais qualificados para desempenhar funções de TI ou de processos operacionais no cliente. As principais vantagens são

  1. Ganho operacional, reduzindo o tempo com tarefas de gerência e administração dos profissionais;
  2. Transformação do custo fixo de recursos em prestação de serviços, reduzindo impostos, riscos e encargos trabalhistas;
  3. Eliminação da preocupação com treinamento e capacitação da equipe assim como a gestão dos recursos e o turnover;
  4. Jurisdição direta às metodologias de trabalho da DPI e aos analistas de suporte da DPI.

Os clientes participantes dos Planos de Suporte DPI têm total prioridade no atendimento em detrimento a clientes sem este status. E a DPI estrutura-se em função do número desses clientes preferenciais.

Análise das tecnologias e dos processos de Backup para sua otimização e correta operacionalização.

Análise das tecnologias e dos processos relacionados a segurança da informação, tanto física como de acesso via Internet.

Nossos Clientes recebem mensalmente um Relatório de todas as Ordens de Serviço que registram os incidentes abertos solicitando suporte. Elas contêm informações como o produto, a descrição do problema, o técnico responsável, data de abertura e encerramento, a solução adotada, etc.

Toda a estrutura de suporte disponibilizada pela DPI oferece a possibilidade de nossos clientes estarem recebendo as mais recentes informações técnicas notificando o lançamento de patches de atualizações, detecção de bugs e outras informações em primeira-mão.

Sempre que necessário um de nossos profissionais de suporte é deslocado até as instalações do cliente para o diagnóstico de determinado problema e sua efetiva correção.

Solução de comunicação remota (acesso criptografado) visando diminuir o tempo na resolução de problemas e redução de custos com deslocamentos. Possível inclusive a execução de serviços de Auditorias Periódicas.

Os contratos firmados nos Planos de Suporte da DPI contemplam um determinado número de horas. Caso este número seja maior num determinado período, o valor cobrado é consideravelmente menor que o valor-hora normalmente praticado pela DPI, o que caracteriza, mesmo nos casos em que se excede a utilização dos serviços contratados, uma redução nos investimentos em informática.